RPPN Duas Cachoeiras e JBA levam ao mundo sua experiência de reflorestamento de Mata Atlântica

RPPN Duas Cachoeiras e JBA levam ao mundo sua experiência de reflorestamento de Mata Atlântica

Apresentação será feita na conferência internacional “Reflorestamento para a biodiversidade, captura de carbono e meios de subsistência”,   uma realização do Royal Botanic Gardens, Kew e o BGCI

Por Tânia Rabello

A RPPN Duas Cachoeiras e o Jardim Botânico Araribá (JBA) terão a oportunidade de, no dia 24 de fevereiro, às 11h35 de Brasília, apresentar ao mundo – literalmente ao mundo – os trabalhos que vêm desenvolvendo no Sítio Duas Cachoeiras (SDC), em Amparo (SP), relativos à restauração de floresta nativa da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do Brasil.

Lá se vão mais de três décadas de experiência com reflorestamento e conservação de uma área de cerca de 30 hectares que, há dez anos, foi registrada como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Justamente todos esses conhecimentos acumulados – com erros, acertos, percalços e preciosas dicas – serão apresentados pelo educador ambiental Guaraci Diniz, que está à frente da RPPN Duas Cachoeiras e do JBA, na conferência on-line “Reflorestamento para a biodiversidade, captura de carbono e meios de subsistência”, a ser realizada entre 24 e 26 de fevereiro próximos.

A conferência é patrocinada pela Sky Zero e pela Fundação Franklinia e apoiada pelo Cifor-Icraf (World Agroforestry), além de co-patrocinada pelo Royal Botanic Gardens, Kew e Botanic Gardens Conservation International (BGCI) – este último, aliás, é parceiro do JBA em dois projetos de conservação de sete espécies de árvores nativas ameaçadas de extinção.

Guaraci conta que foi convidado pelo próprio Kew e BGCI e que o Príncipe Charles, ou Príncipe de Gales, abrirá a conferência. Segundo os promotores, são esperados mais de mil participantes de todo o mundo, reunindo legisladores, financiadores, cientistas, jardins botânicos e implementadores de reflorestamento em grande escala, incluindo governos, doadores, empresas de ONGs conservacionistas.

Será para este público, conta Guaraci, que ele vai apresentar sua palestra, dentro da “Sessão 2”, sobre “Árvores certas no lugar certo – nativas versus exóticas”. “Após a palestra haverá um painel de discussão”, continua.

Ele vai contar, por exemplo, que ao contrário do que se se faz muito no Brasil – em termos de reflorestamento de mata atlântica nativa –, nem sempre é o ideal introduzir na mesma área, ao mesmo tempo, espécies arbóreas pioneiras, secundárias iniciais e tardias. “Usamos também, por exemplo, em algumas áreas degradadas de floresta estacional semidecídua, a restauração ecológica por meio de sistemas de nucleação e regeneração natural”, comenta o educador ambiental, sistema por meio do qual se aproveitam árvores isoladas ou um grupo de árvores para formar núcleos iniciais de plantas que proporcionam abrigo para a ave-fauna que promovem a dispersão de mais sementes na área a ser recomposta.

A “ajuda” na regeneração natural dada ao longo do processo foi a introdução de árvores fornecedoras de alimentos para animais silvestres, típicos daquela região, que, conforme a floresta se regenerava, começavam naturalmente a aparecer na área. “Introduzimos também espécies pioneiras que rapidamente ofereceram sombra e abrigo para os animais.” A consequência, ao longo dos anos, foi o aumento da fauna na área e que, por sua vez, trazia naturalmente sementes de centenas de espécies de sub-bosque, contribuindo para a regeneração florestal.

“Observamos também ao longo de um curto espaço de tempo, entre três e cinco anos, a modificação das condições climáticas e o surgimento de novas fontes de água”, continua o educador ambiental. “Ainda foi possível notar e estudar a melhoria da estrutura física e o aumento de micronutrientes no solo.” Desta forma, Guaraci acredita que, por meio de observação e muita pesquisa, conseguiu introduzir “as árvores certas, no lugar e no momento certos”.

Quem quiser assistir à palestra de Guaraci Diniz e às várias outras do evento, basta acessar o link de inscrição e se inscrever.

**Link oficial do Evento

 

 

Sobre o evento

https://www.kew.org/science/engage/get-involved/conferences/reforestation-biodiversity-carbon-capture-livelihoods

Programação geral

https://www.kew.org/science/engage/get-involved/conferences/reforestation-biodiversity-carbon-capture-livelihoods/day-1

 

Seu comentário é muito importante