Roteiros de estudo para escolas e grupos de estudo

Você está aqui: Home / Educação Ambiental Interdisciplinar / Roteiros de estudo para escolas e grupos de estudo

Objetivo

Desenvolver atividades em trilhas interpretativas com vivencias que promovam o conhecimento da necessidade de áreas de preservadas e a interação harmoniosa das ações do ser humano com o desenvolvimento da vida nas florestas.

Programação

Roteiros de estudo em trilhas interpretativas com vivências práticas..

Opcionais

Apresentação artística interativa, de dança-teatro, com histórias relacionadas ao tema de estudo

Objetivo

Estimular a conservação e o uso sustentável da água, compreendendo a importância do sistema de informações de forma inter e transdisciplinar.

Temas abordados

Recursos hídricos, bacias e microbacias hidrográficas, a formação de nascentes e rios, importância da mata ciliar, o ciclo da água e as interações que o ser humano pode fazer para manter suas necessidades básicas diárias de uso da água, preservação e conservação da água no solo.

Profissionais

Guia, que será um professor, biólogo ou ecólogo da equipe da RPPN

Opcionais

Atividade artística interativa de dança-teatro, arte- ecologia desenvolvida por bailarinos e atores da equipe de arte-educação da RPPN

Faixa Etária

Recomendado para todas as idades, os conteúdos serão abordados de acordo com o ano e o projeto escolar

Data

Objetivo

Demonstrar a exuberância do reino vegetal, o poder do reino animal e a essencialidade do reino mineral

Temas abordados

  • Formação das florestas
  • Interação entre os vegetais, no ciclo de vida
  • Gênese do solo (botânica e mineral)
  • A vida animal na floresta, a fauna silvestre, as aves, os insetos e os micro-organismos, os ciclos de vida
  • A sustentabilidade de um sistema vivo – a floresta

Opcionais

Atividade artística interativa de dança-teatro, arte- ecologia desenvolvida por bailarinos e atores da equipe de arte-educação da RPPN

Profissionais

Guia, que será um professor, biólogo ou ecólogo da equipe da RPPN

Faixa etária

Recomendado para todas as idades, sendo que os conteúdos serão abordados de acordo com o ano e o projeto escolar

Data

Acessar via calendário

Data

Objetivo

Promover a integração homem-natureza, possibilitando o entendimento prático e fácil acerca da produção em ecossistemas modificados pela ação humana

Temas abordados

  • A diferença entre agricultura orgânica e “convencional”
  • Química sintética, transgênicos e agrotóxicos; – Sistemas Agroflorestais – SAF
  • Transição de sistemas agrícolas convencionais atuais para sistemas agroecológicos, que interagem com o ecossistema em busca da harmonia
  • Reencontro com a origem da natureza, as formas de agricultura dos povos antigos e nativos
  • As plantas companheiras e a adubação verde
  • Os processos de compostagem orgânica do lixo domestico .

Opcionais

Atividade artística interativa de dança-teatro, arte- ecologia desenvolvida por bailarinos e atores da equipe de arte-educação da RPPN

Profissionais

Guia, que será um professor, biólogo ou ecólogo da equipe da RPPN

Faixa etária

Recomendado para todas as idades, os conteúdos serão abordados de acordo com o ano e o projeto escolar

Data

Acessar via calendário

Objetivo

  • Proporcionar aos alunos uma experiência prática sobre o trabalho do ser humano junto ao reino animal e a natureza;
  • Observar na prática, algumas atividades desenvolvidas junto ao reino animal e a natureza que o ser humano desenvolve; especificamente nos processos de transformação da lã de ovelhas.

Temas abordados

  • Visita à Casa das Ovelhas, com contato e alimentação das ovelhas, conhecimento da vida das ovelhas, a integração dos animais na vida do sítio, o processo de tosquia e as diversas destinações da lã.
  • No estábulo observar a separação do esterco para a transformação em composto orgânico;
  • Prática da lavagem da lã; cada aluno receberá uma quantidade de lã para lavagem que poderá ser levada para a escola para o desenvolvimento de trabalhos posteriores em sala de aula.
  • Visita a sala da tecelagem para acompanhar o processamento e transformação da lã – cardação, fiação, tingimento e tecelagem nos diferentes tipos de teares para a produção de diversos produtos: tapetes, tecidos, roupas, acolchoados.

Opcionais

Projeto Fazendo Arte (cada aluno levará seu trabalho) no Salão do Bosque / Oficina de Arte

Desenvolvimento de proposta de atividade de fixação de conhecimento através de trabalhos manuais e artísticos.

-Tecelagem – execução pelos alunos de trabalhos de tecelagem, na forma de rodízio por três estações:

Cardar, fiar, tecer em teares manuais, cada aluno levará o seu trabalho.

 

Profissionais

Guia, que será um professor, biólogo e a Tecelã do SDC

Faixa etária

Recomendado para todas as idades, os conteúdos serão abordados de acordo com o ano e o projeto escolar.

Data

Acessar via calendário

Objetivo

Criar oportunidade e abrir espaço para o educando estudar os recursos naturais utilizados na manipulação e utilização dos medicamentos caseiros, além de conhecer os potenciais da flora nativa e as diversas formas de plantio, colheita e secagem destas ervas. A possibilidade de conhecer também todo o processo de preparação dos medicamentos e de estabelecer suas relações com os ritmos e ciclos biológicos que envolvem este trabalho.
Temas abordados

  • Observação no campo e nos canteiros das plantas de usos medicinais;
  • Visita à “Casa das Ervas”, laboratório onde são preparados medicamentos caseiros;
  • Conhecer o processo de secagem, de preparo de chás, pós, tinturas, pomadas e sabões
  • O uso como curativo para o ser humano, animal e vegetal;

Opcionais

Atividade artística interativa de dança-teatro, arte- ecologia desenvolvida por bailarinos e atores da equipe de arte-educação da RPPN

Profissionais

Guia, que será um professor, biólogo ou ecólogo da equipe da RPPN

Faixa etária

Recomendado para todas as idades, os conteúdos serão abordados de acordo com o ano e o projeto escolar

Data

Acessar via calendário

Conheça outras programações na área de Educação Ambiental

Translate »