Equipe GAEA – SDC – JBA – RPPN

Profissionais envolvidos

Os profissionais que desenvolvem todas as atividades fazem parte da equipe de estudo e pesquisa:

Guaraci M. Diniz Jr.

Coordenador Geral SDC

Professor e Agricultor Agroecológico há 30 anos. Diretor presidente do GAEA – Grupo de Ações e Estudos Ambientais e membro de diversos conselhos sobre meio ambiente. Desenvolve a restauração ecológica e práticas agroflorestais no Sítio Duas Cachoeiras, onde atua como Diretor Geral e Coordenador Pedagógico do Projeto Educação e Agricultura. Desde 1985 ministra cursos e recebe alunos de escolas de todas os anos escolares, inclusive para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de mestrado e doutorado. Atua em desenvolvimento de projetos de educação ambiental, projetos de recuperação ambiental e reflorestamento com aplicação de conceitos de agroecologia em propriedades rurais.

Pedro Dultra Britto

Arquiteto

Graduado Arquiteto e Urbanista em 1995 pela Universidade de São Paulo/Escola de Engenharia de São Carlos; doutor pela UFBA– Universidade Federal da Bahia, atua nas áreas de gestão ambiental, saneamento, patrimônio histórico e cultural.rurais.

Rafael da Silveira Bueno

Ecólogo

Formado em Ecologia em 2005 pela UNESP, mestre em Biologia Vegetal pela UNESP e Especialista Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de SP, atua nas áreas de Biologia da Conservação, levantamento, monitoramento e censo de fauna, levantamentos fito fisionômicos e florísticos, licenciamento ambiental, plano de manejo de Unidades de Conservação e recuperação de áreas degradadas.

Emilson José Rabello

Engenheiro Agrônomo

Especialista em árvores nativas atua na área de implantação de sistemas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas; coletor de semente e  produtor de mudas de árvores nativas brasileiras e gestor do Viveiro Ambiental Mudas, produzindo 1 milhão de mudas de arvores por ano.

Edilene Pires de Camargo

 Farmacêutica

Graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (USP, 1985), com pós-graduação em Homeopatia (USP, 1987), Farmacologia Clínica (AFARCAMP, 2003), Economia e Gestão em Saúde (UNIFESP, 2007) e especialista em Segurança do Paciente (FIOCRUZ). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão em Saúde. Atuou como professora de cursos de graduação de Enfermagem, Biomedicina e Gestão da Qualidade na UNIFIA . Atuou na Unimed Amparo como farmacêutica (1999-2005) e coordenadora de recursos assistenciais (2005-2014). Em 2015, desenvolveu projeto de capacitação de líderes e equipes de unidades de saúde da família de Amparo. Desde 1998 desenvolve atividades com plantas medicinais e condimentares no Sítio Duas Cachoeiras, atuando em todo ciclo de preparo de fitoterápicos.

 

Eliana Corrêa Aguirre de Mattos

Engenheira Agrônoma e Advogada

Com formação acadêmica em agronomia e direito, especialista em Gestão Ambiental, Mestre e Doutora em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial pela UNICAMP, e formação complementar em sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança do trabalho e responsabilidade social, sendo auditora- líder da qualidade. Tem experiência na elaboração de documentação e implantação de sistemas de gestão em empresas e em organismos de certificação, e de projetos que abranjam questões socioambientais, tendo atuado como auditora de sistemas de produção agropecuários orgânicos; também tem experiência em mapeamento com sistema de informação geográfica (SIG) pelo software ArcGIS.

Denise Yagi

 Advogada e Consultora Ambiental

Com formação acadêmica em Direito pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus – FDDJ e especialização em Direito Ambiental e Direito Contratual, atua na iniciativa privada desde 2008 nas áreas de Assessoria Jurídica de Direito do Terceiro Setor para Associações, incluindo consultoria em legislação específica e elaboração de pareceres jurídicos; criação de Estatuto Social; regularização documental e registral; apoio para construção de organograma operacional; gestão profissionalizada de Associações e mobilização social; e consultoria para qualificações e certificados. Atuação na elaboração, análise e acompanhamento de contratos com entidades públicas e privadas; Consultoria e Assessoria Jurídica para Reservas Particulares do Patrimônio Natural; Consultora Jurídica em legislação ambiental e obrigações ambientais e tributárias destinadas a propriedades rurais; realizou Consultoria em Legislação Ambiental para Associações Internacionais dentro de editais de projetos nas áreas de Diagnóstico Fundiário de Unidades de Conservação, Gestão e Aplicação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Compensação Ambiental, Pagamentos por Serviços Ambientais, ICMS Ecológico, Política Nacional de Meio Ambiente, dentre outros temas ambientais. Atuou voluntariamente em diversas ONGs Ambientalistas, tais como SOS Mata Atlântica, SOS Fauna, Projeto Mucky e, em Gold Coast – Austrália, fez parte da equipe de voluntariados da Sea Shepherd e trabalhou no tratamento, reabilitação e reintrodução à natureza da fauna silvestre australiana no Currumbin Wildlife Hospital Foundation.

Wagner Cezar M. Diniz

Médico  Veterinário

 

Maria Rita Carelli Mendes

Apicultora

Graduação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. 1978, Apicultora—Apis Melífera e Meliponíneos, atua também nas áreas de Administração de Pessoas , Assistência de Gerência, Superintendentes e Diretoria Executiva de Empresas Privadas.

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cecília H. F. Camargo 

 Tecelã
Professora titular, desde 1986, do Projeto Educação e Agricultura  do SDC, participando da gestão e execuçlão dos roteiros de estudos, relacionados com os programas curriculares nacionais.
Artesã especialista em fibras vegetais e animais para a produção têxtil e construtiva. Coordenadora das atividades de tecelagem em teares manuais e  de tingimento natural com vegetais e minerais.  Cursou e 1989, o Seminário de Pedagogia Waldorf na Escola Rudolf Steiner-SP
Desenvolve nos últimos 30 anos, atividades de gestão de grupos de relacionamentos humanos sob a ótica espiritualista e de integração com a natureza. 

Felipe Feliciani

Biólogo

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela PUC de Campinhas, MBA em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Gama Filho, Especialista em Planejamento Ambiental Territorial pela Universidade Erasmus de Rotterdam na Holanda. Tem mais de 10 anos de experiência em projetos de levantamentos e monitoramento de fauna silvestre, gestão de áreas protegidas, desenvolvimento de programas de sustentabilidade e educação ambiental, com projetos realizados com empresas e instituições do terceiro setor. Foi presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Amparo por duas gestões e Membro do Conselho Gestor da APA Piracantareira por duas gestões. Foi co-fundador da Mboé-Conscientização Ambiental, onde atuou como Diretor-Executivo por 5 anos, e também do Núcleo Caetê de Educação, Meio Ambiente e Cultura, onde ocupou a coordenadoria técnica por mais de 4 anos. Atua ainda na gestão de projetos de conservação com monitoramento de impactos, ameaças e resultados em organizações do terceiro setor.

Flores Wilhelmus Josef Welle

Gestão Ambiental

Produtor Rural e Técnico em Gestão Ambiental, Educador Ambiental, tradutor/interprete inglês e holandês; atua na área de implantação de sistemas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas; produção de semente e mudas de árvores nativas brasileiras do Viveiro Oiti em Holambra—SP

Luiz Henrique Baqueiro

Biólogo 

 

Gabriela Meirelles

Bióloga

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso, Mestre e Doutora em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras e Ph.D. em Science of Tropical Environments pela Lancaster University, Reino Unido. Tem experiencia em coordenação e gestão de projetos de pesquisa através de estudos desenvolvidos em diferentes biomas brasileiros: Pantanal Mato-grossense, Mata Atlântica e Cerrado. Desenvolveu estudo de tese na qual avaliou os principais mecanismos de funcionalidade ecossistêmica e ciclo do carbono diante de diferentes cenários de intensidades de seca como potencial resultado das mudanças climáticas no Cerrado brasileiro. Experiência em interação solo-planta com ênfase em microbiologia do solo. Atualmente trabalha como Cientista Ambiental na área de biorremediação para o tratamento de resíduos poluentes, na Inglaterra. E atua junto ao Jardim Botânico Araribá e a ONG GAEA (Grupo de Ações e Estudos Ambientais) desde 2017 no contexto internacional de escrita de projetos e desenvolvimento de parcerias.

 

Feni Dalano Roosevelt Agostinho

Engenheiro Agrícola

Graduação em Engenharia Agrícola (2001), mestrado em Engenharia de Alimentos (2005) e doutorado em Engenharia de Alimentos (2009) pela Universidade Estadual de Campinas. atua na área de avaliação de impactos ambientais com ênfase em Análise do Ciclo de Vida, nos seguintes temas: agroecologia, indicadores de sustentabilidade, sistema de informações geográficas e sistemas de produção de alimentos, energia e serviços ambientais.

Luis Henrique Gueratto

Engenheiro Agrônomo

Graduação em Engenharia Agronômica – Universidade Federal de Viçosa -MG. 1999, Especialização em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Universidade Federal de Itajubá -MG; consultor, atua na área de licenciamento, laudos, estudos e projetos ambientais; outorga de direito de uso de recursos hídricos; topografia e regularizações ambientais, fundiárias e tributárias de imóveis rurais.

Translate »