Sobre

 

Conheça mais sobre o Sítio Duas Cachoeiras

O Sítio Duas Cachoeiras, é uma área rural localizada na serra da Mantiqueira, onde são desenvolvidos os trabalhos de cultivos Agro ecológicos e orgânico, criação de animais e conservação e recuperação do solo e água e das florestas nativas.

O SDC cede suas instalações para o desenvolvimento de projetos educacionais e de pesquisa, para projetos de conservação e restauração ecológica, para a produção de alimentos com os conceitos da agroecologia.

A área do SDC – Sítio Duas Cachoeiras  hoje:

  • 22 ha estão destinados a Preservação e Restauração Ecológica
  • 16 ha estão sendo reflorestados e também manejados com sistemas agroflorestais  desde 1996, considerando também a formação de um banco de sementes de árvores nativas
  • 10 ha sobrepostos  a estas fisionomias formam também o Jardim Botânico Araribá, que se propõe a conservar como um banco de sementes vivo desta biodiversidade. e tem também como objetivo aprofundar a pesquisa sobre plantas da Mata Atlântica que são medicinais, alimentícias, fibrosas para construção de abrigos e roupas.
  • 6,3 ha estão estabelecidos como uma Unidade de Conservação, uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural. Esta área é uma doação do Sítio Duas Cachoeiras para a preservação da natureza. Esta área passa a fazer parte do SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que 6,3 hectares doados pelo Sítio Duas Cachoeiras são uma área PROTEGIDA para a conservação do patrimônio natural e sua gestão é realizada através de um planejamento, que se chama “PLANO DE MANEJO”. Este plano é gerido por um GRUPO GESTOR DE INICIATIVA PRIVADA e não pelo poder público. É oficializada pelo governo do Estado e tem CARÁTER VITALÍCIO, independente do destino que se dê a propriedade rural como um todo.

 

Composições florestais

Formada por 3 áreas, vegetação sussecional em 4 fases de desenvolvimento

60 a 80 anos de idade 0%
25 a 30 anos de idade 0%
08 a 12 anos de idade 0%
03 a 04 anos de idade 0%

Localização

A reserva está localizada dentro do bioma da Mata Atlântica de Altitude, nos contra-fortes da Serra da Mantiqueira, com floresta estacional semidecidua.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Translate »