“Diário”  de   Um   Sítio   –   A  Vida  no  Campo  –  04   — A primavera traz os insetos e o alívio…

“Diário” de Um Sítio – A Vida no Campo – 04 — A primavera traz os insetos e o alívio…

A primavera traz os insetos. E também as plantas que aliviam suas picadas.

Com a primavera em curso, os dias ficam mais tempo com a luz do sol, as plantas são chamadas para este ciclo de germinação, brotação e florescimento e  também começamos a ouvir mais cantos de pássaros, ter a visita dos sapos próximos de casa e das hortas, e ainda bem que eles retornam, não só eles, mas muito outros animais que se alimento de insetos, pois estes insetos também aumentam neste ciclo da natureza e realizam a importante tarefa da polinização. Estivemos com alguns amigos nos visitando e alguns deles estão querendo se mudar da “cidade grande” para o campo e outros que já estão realizando esta opção de vida. Durante a visita dos nossos amigos no SDC, alguns insetos gostaram deles e deram umas picadinhas para experimentar os novos seres humanos que aqui  estavam.

Como estávamos perto da área de plantio das ervas condimentares e medicinais, colhi umas folhas de Tanchagem – Plantago major– (foto maior da esquerda) e após uma mastigadinha com os dentes da frente, esfregamos no local da picada até sair um caldinho verde, esta planta tem uma ação antialérgica, e em menos de 3 minutos já não estavam com aquela marca vermelha e não tinham mais coceiras. Já usamos esta planta também para aliviar a inflamação da garganta e dores de dente. Para mim foi muito bom, pois sempre falo demais… e o gargarejo com a tanchagem resolve minha dor de garganta.

Com a tanchagem também podemos fazer uso como salada e poderíamos incluir na lista de “pancs”, que esta na moda ultimamente, as plantas alimentícias não convencionais…. mas não precisa sair do dia-a-dia natural para entrar na moda…. pois a tanchagem funciona do mesmo jeito a séculos!

Como a tanchagem é uma planta  sazonal, ela produz muito  durante a primavera e o verão, e depois ela praticamente desaparece…. Aí neste caso é interessante  colher algumas folhas e colocar para secar, e depois guardar seca para fazer chá ou também para fazer um preparado artesanal em solução hidroalcoólica com as folhas verdes da tanchagem, para ter a tintura que poderá ser usada durante todo o ano!

Se você se interessa por este tema de plantas medicinais e de como prepara-la para diversos usos, venha e participe conosco, aqui  no sítio Duas Cachoeiras, da Oficina de Plantas Medicinais que acontecerá em novembro próximo nos dias 24 e 25!

Inscreva-se Aqui! 

Seu comentário é muito importante