No espaço, já definido, serão plantados 4 jatobás cujas mudas foram semeadas pela própria engenheira agrônoma, mestra da agroecologia no Brasil
Por Tânia Rabello
A mestra da agroecologia aqui no Brasil e, quiçá, no mundo, a engenheira agrônoma Ana Primavesi, será homenageada no Jardim Botânico Araribá (JBA), no Sítio Duas Cachoeiras (SDC) em Amparo (SP). Hoje, dia 3 de outubro de 2019, quando a dra. Ana completa 99 anos, anunciamos que estamos formando o “Bosque Ana Maria Primavesi”, um lugar muito especial, criteriosamente escolhido pela nossa equipe. O bosque fica situado em frente ao Mirante do Vale da Montanha Azul, onde é possível admirar toda a mata nativa que compõe o JBA, além do vale e das montanhas no horizonte, que, sob efeito da luz do entardecer, de fato parecem azuladas.
As novidades não param por aí. Assim que chegarem as primeiras chuvas, provavelmente em novembro, vamos plantar neste bosque quatro jatobás muitíssimo especiais. Especiais porque as mudas dessas futuras árvores foram semeadas pela própria dra. Ana Primavesi, há cinco anos, e dadas de presente aos convidados dela, na sua festa de 94 anos.
Alguns dos presenteados acharam por bem doar as mudas para o JBA e agora temos, aqui, essas quatro árvores com um forte simbolismo e significado. Para nós, é uma honra poder homenagear a dra. Ana Primavesi num sítio agroecológico, reflorestado e plantando, em local definitivo, esses jatobás que com certeza ela semeou com todo o amor e sabedoria.
Ao longo desses cinco anos, logo após o aniversário da dra. Ana, cuidamos das então tenras mudas, que agora estão vigorosas, com cerca de 1,5 metro de altura cada uma, nos explicou Guaraci Diniz coordenador do SDC, e prontas para serem transplantadas para o local definitivo. Parece que essas mudas, apesar de jovens, tiveram sabedoria e paciência para aguardar pelo seu feliz destino: o Bosque Ana Maria Primavesi, no JBA.
Vida longa aos jatobás!
Veja Também: Aos 99 anos Ana Maria Primavesi, precursora da agroecologia no Brasil ganha-site exclusivo!