Cooperação sempre gera frutos! Parcerias entre Jardins Botânicos se expande para a América do Sul.

Cooperação sempre gera frutos! Parcerias entre Jardins Botânicos se expande para a América do Sul.

Seguindo o ensinamento e a lógica de cooperação da natureza,  desde 2017 o Jardim Botânico Araribá- JBA, que está instalado  em uma área do SDC-Sítio Duas Cachoeiras, se associou a ONG BGCI- Botanic Garden Conservation  International, com sede em Londres,  uma rede que reúne mais de 600 Jardins Botânicos do mudo todo com o objetivo de ampliar as ações de preservação da flora dos diversos biomas de nosso planeta.

Em 2018 começamos as estabelecer  contatos e troca de informações sobre as ações realizadas com parceiros de diversos países, e nos aliamos a uma das iniciativas do BGCI, que é a ERA- Aliança para Restauração Ecológica, que desenvolve projetos de restauração ecológica   em  cooperação com vários jardins botânicos de países dos diversos continentes. Aprofundando estas ideias e com a vontade de participar desta cooperação para a preservação da biodiversidade, encaminhamos um projeto para a a preservação de espécies de árvores ameaçadas de extinção na floresta estacional semidecídua da Mata Atlântica.

Thiago(JBJ), Guaraci(JBA) e Bruna(JBJ)

Aprovado,  e com apoio da GTC- Global Trees Compaign  e financiado pela Fundação Franklinia, iniciamos os trabalhos em 2019 para a produção, plantio e monitoramento de 1800 árvores que estão ameaçadas de extinção, além de  elaborar material técnico sobre protocolos de propagação para cada uma destas especies. Neste projeto foi realizado um curso de capacitação para identificação e coleta de sementes de árvores nativas, para este evento foram oferecidas bolsas de estudo  integrais para cobrir todos os custos da realização do curso, e estas bolsas foram distribuídas aos parceiros interessados, e foram contemplados os alunos do Herbário da  Unicamp,  a RPPN Estância Jatobá, a RPPN Carlos Botelho, a futura RPPN Estrela – MG e o Jardim Botânico de Jundiaí, que como contrapartida estarão realizando desde coleta e identificação da flora  até o plantio das mudas produzidas através o projeto BGCI/JBA.

E, como o trabalho de cooperação gera mais trabalho integrado…. a rede de apoio não parou por aqui! Ainda em 2019, a partir destes contatos com todos estes atores da  preservação da biodiversidade, o Jardim Botânico Araribá e o JB de Jundiaí, receberam apoio através de bolsas de estudo para participarem  do  1er Taller Regional de Jardines Botánicos de América del Sur, a ser realizado em dezembro/19 na  Universidade de Tolima, Colômbia.

Voltaremos com mais notícias…

Rede é isso! Sempre ampliando as conexões!

Veja mais.⇒ Três dias imersos em aulas sobre preservação de árvores nativas

Em Amparo, Jardim Botânico Araribá estabelece parceria internacional inédita que ajuda a preservar árvores nativas ameaçadas de extinção.

 

           

Seu comentário é muito importante