Esta semana, com o composto orgânico, estamos preparando vários canteiros para as sementes e mudas de plantas condimentares, aromáticas e medicinais. Já temos prontas mudas de curcuma longa, Lipia alba, gengibre, Cúrcuma zedoaria, erva-baleeira, Menta piperita, Tomilho, Mil-folhas, Capuchinha, beldroega, Aloe vera, citronela, Capim-limão, Ora-pro-nobis, guaco e ainda a sementes de Moringa, Amaranto, Caruru, Rosela e muitas outras que guardamos da nossa colheita do ano anterior.
Depois de colocar o composto orgânico por cima do canteiro, é sempre bom manter uma boa cobertura de palha e folhas secas (10 cm no mínimo), assim é possível reduzir a perda de água, manter o solo mais fresco e úmido e diminuir a frequência de irrigação, mantendo assim o solo sempre vivo e sempre utilizando os recursos do próprio local. Quando cobrimos os canteiros e berços , também estamos mudando o micro ecossistema deixando o solo com menor incidência de luz , e assim estimulando quem se adapta melhor a este sistema de vida. Em geral as gramíneas, plantas de folhas estreitas, não se desenvolvem bem nestas condições e desta forma controlamos o surgimento destas plantas, sem a necessidade de usar agrotóxicos ou de gastar energia física para tentar ficar retirando elas do local.
Fazendo assim teremos o verdadeiro processo orgânico de cultivar, sem precisar comprar ou trazer materiais e insumos de fora do nosso organismo agrícola. E consequentemente solo com saúde… plantas com saúde…. nosso corpo, também nosso organismo…com saúde!!
Em um próximo post, falaremos sobre as plantas nativas, pouco conhecidas, que tem aplicações medicinais, usos alimentares e condimentares, que estamos identificando aqui nas áreas de floresta e agrofloresta da RPPN Duas Cachoeiras!!!