Sítio Duas Cachoeiras e Feagri-Unicamp fazem parceria para projetos conjuntos

Sítio Duas Cachoeiras e Feagri-Unicamp fazem parceria para projetos conjuntos

Alunos da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp  saem a campo com o objetivo de conhecer a realidade dos agricultores quanto à sua organização social e econômica, ao uso dos recursos físicos e características da produção agrícola, e desenvolvem projetos práticos, aplicando os conhecimentos do curso em uma propriedade rural.

Neste ano, os grupos de trabalho de alunos estão desenvolvendo essas atividades no Sítio Duas Cachoeiras, que trabalha com agricultura ecológica desde 1985 e que  também tem dentro de sua área uma unidade de conservação RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Sítio Duas Cachoeiras.  Este trabalho é realizado como parte integrante da disciplina de Sociologia e Extensão Rural,  coordenada pela professora Vanilde F.S. Esquerdo  e com a participação da  professora Kellen Junqueira.

As atividades de campo no Sítio Duas Cachoeiras ocorrem durante este  segundo semestre de 2018. Nesse período, os alunos farão o levantamento de dados a fim de desenvolver projetos de gestão da área rural. Entre eles, projeto de captação e condução de água; construção de cisternas para irrigação e prevenção e combate a incêndios; projetos de construção da casa das ovelhas, para o acolhimento dos ovinos, e da casa do mel, para o processamento do mel do apiário do sitio. Depois dos projetos desenvolvidos, retornam para o Sítio Duas Cachoeiras para apresentar as propostas.

Um outro projeto que nos é muito precioso diz respeito ao Jardim Botânico Araribá, o JBA, que foi criado no fim de 2015, dentro da área do Sítio Duas Cachoeiras. O JBA é o desdobramento de um trabalho de conservação e restauração ecológica feito nos limites do sítio nos últimos 33 anos. Para o Jardim Botânico Araribá, os alunos da FEA-Unicamp estão desenvolvendo um plano de marketing, além de plantas baixas de construções que farão parte da área central e de recepção ao público visitante do Jardim Botânico Araribá.

Estes trabalho conjuntos demonstram que o caminho da realização passa necessariamente pelo estabelecimento de parcerias interdisciplinares!

Seu comentário é muito importante