“Diário” de um sítio – Choveu, finalmente! – 02

“Diário” de um sítio – Choveu, finalmente! – 02

Esta semana voltou a chover, depois de 73 dias sem que as gotas de água do céu conseguissem chegar ao solo!

Como já havíamos recolhido as folhas das ruas e dos telhados, levamos todo este material rico em fibras/carbono para completar o nosso composto orgânico – feito com resíduos orgânicos domésticos, como cascas de frutas, folhas de hortaliças, cascas de raízes. Esses resíduos todos são ricos em vários nutrientes e principalmente nitrogênio. Assim, intercalando as cascas de árvores e folhas com os resíduos ricos em nitrogênio, montamos nossas pilhas de composto orgânico. Com a ajuda da água da chuva, nosso composto orgânico ficará pronto em três meses, retornando ao solo como adubo orgânico. A ideia, como todos os anos, é aplicar esse adubo orgânico nos nos canteiros da horta, ao pé das bananeiras e das mandiocas.

A própria natureza também faz seu adubo orgânico por conta própria. Lembram quando citei Enquanto isso, lembram das folhas que falei que caem das árvores, na semana passada? Elas também recebem a chuva e começam, sob as árvores, a processar sua transformação e decomposição, retornando como adubo orgânico e nutrindo a vida do solo e das plantas.

Quem quiser saber mais sobre a forma completa de preparo do composto doméstico, pode acessar O composto orgânico: como fazer.

 

 

Seu comentário é muito importante