Quanta riqueza a Terra nos oferece! Quando respeitamos seu ciclo, temos tudo que precisamos.

Quanta riqueza a Terra nos oferece! Quando respeitamos seu ciclo, temos tudo que precisamos.

 Essa colheita linda de rizomas medicinais. Araruta, Curcuma Zedoaria, Curcuma Longa e Gengibre

Por Taís de Jesus Melzani  –  Nutricionista Crn3: 31008

Você as conhece? Saiba a diferença entre elas e os benefícios para a nossa saúde.

A Araruta é uma planta cujo rizoma é usado para consumo na forma farinha, não contém glúten é um excelente substituto da farinha de trigo para fazer bolos, tortas, biscoitos, mingau e até para engrossar sopas e molhos, especialmente no caso de sensibilidade ao glúten ou mesmo doença celíaca. Rica em fibras ajuda a regular o intestino, combate à prisão de ventre e diarreia, contém minerais como ferro, fósforo, magnésio e cálcio. Seu uso é na culinária em receitas de bolos, biscoitos, pães e para engrossar caldos, molhos e doces. Usada também na estética na linha vegana sem química sintética em forma de polvilho por ser extremamente fino e de cheiro quase imperceptível atualmente tem sido usado como shampoo seco e pó translúcido para maquiagens e também pode ser usado como talco para bebês.

A Cúrcuma Zedoária é uma planta que apresenta rizoma de forma alongada, de coloração azulada e com ramificações laterais mais finas, bastante semelhante do gengibre. Faz parte da farmacopeia Ayurvédica. Seus benefícios são parecidos com a da Cúrcuma Longa, ela é usada para combater a má digestão, úlcera, gastrite e halitose de origem digestiva, combate placa bacteriana, trata gengivites e piorreia dentária, usada como dentifrício para minimizar os processos inflamatórios da boca, externamente usado como cicatrizante de escaras e úlceras. A forma mais comum de utilizar a Cúrcuma Z. é em chá, capsula, tintura, enxague bucal com outras ervas como salvia, malva, calêndula e menta. Os efeitos colaterais são os mesmo da cúrcuma Longa.

A Cúrcuma Longa, é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm, compridas, rizomas de coloração laranja, conhecida como açafrão da terra, muito fácil de encontrar, usada na forma de pó na culinária. Essa planta faz parte das ervas medicinais mais estudadas, para tratamento e prevenção natural de doenças como câncer e diabetes. As principais propriedades da cúrcuma L. são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva, traz como benefícios para a saúde a melhora na digestão, combate resfriados e gripes, regula a flora intestinal, ajuda no processo de emagrecimento, estimula o sistema imune, regula o colesterol, desintoxica o fígado, evita crises de asma, alivia inflamações da pele, TPM ( tensão pré menstrual) e até ajuda a inibir a formação de coágulo no sangue, ou seja melhora a resposta anti-inflamatória natural. A forma de usar a cúrcuma L. é em pó da sua raiz, pode ser usada para temperar comidas, consumir em shot (1 colher de chá à 100 ml de água), em suco verde, em capsula e até mesmo em gel (1 colher sopa de babosa com pó de cúrcuma L., aplicar sobre as inflamações da pele). Os efeitos colaterais da cúrcuma L. estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo. É contraindicada para quem faz uso de remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. Na gravidez ou lactação só deve ser utilizada com orientação médica.

Nome popular Gengibre, científico é Zingiber officinalis, essa planta medicinal é ainda mais comum a ser cultivada e encontrada na sua forma natural, em rizomas. Possui sabor apimentado é usada para temperar os alimentos, diminuindo a necessidade de sal. Conhecido pela sua propriedade anti-inflamatória, usado para tratamento e prevenção de resfriados e inflamações como dor de garganta, nessa lista inclui sua ação termogênica, ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica, ou seja, ajuda no processo de emagrecimento, na má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite. A forma a ser usado pode ser tanto as suas raízes natural quando em pó, em chá (1 a 2 rodelas pequenas em 200 ml de água, ferver por 5 min), compressa para reumatismo (Ralar e aplicar na região dolorida). Os efeitos colaterais comuns incluem dores de estômago e sonolência, mas geralmente só ocorrem quando consumido em excesso. É contraindicado para pessoas alérgicas, as que também utilizam remédios anticoagulantes, pessoas com pressão alta que usam medicamentos para controlar a pressão e gestante, o consumo somente com orientação médica. Na gestação o gengibre pode ser usado em forma de raspas para aliviar os enjoos, procure um nutricionista para orientação.

A natureza tem tudo que precisamos.

Essa família linda de rizomas (raízes) preenche nosso prato com tantos benefícios. Como a velha frase :

                             Que seu alimento seja seu remédio e seu remédio seja seu alimento ( Hipócrates).

 

 

 

 

 

 

Seu comentário é muito importante

Leave a Reply

Your email address will not be published.