Trabalho de conservação ambiental da RPPN Duas Cachoeiras é reconhecido pela Unesco

Trabalho de conservação ambiental da RPPN Duas Cachoeiras é reconhecido pela Unesco

No fim de maio, a reserva particular do patrimônio natural, sediada em Amparo (SP), foi reconhecida como “Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica”

Por Tânia Rabello

O trabalho ambiental desenvolvido na RPPN Duas Cachoeiras, inserida dentro do Sítio Duas Cachoeiras, em Amparo (SP), ganhou no mês de maio mais um importante e essencial reconhecimento. E olha que não foi um reconhecimento regional, mas global, pois tem a chancela da Unesco – a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, da ONU.

Pois não é que a RPPN Duas Cachoeiras recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA)? O título foi concedido durante a 29ª Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, realizada, forma  virtual, no dia 26 de maio, durante as comemorações da Semana da Mata Atlântica 2021.

Como está explicado no site da RBMA, os postos avançados são verdadeiras “vitrines” da Reserva da Biosfera e demonstram, na prática, a implementação dos princípios do Programa MaB da Unesco. Este programa, intitulado “O Homem e a Biosfera” (The Man and the Biosphere – MaB, na sigla em inglês), foi criado na década de 1970 pela Unesco e atribui a determinadas áreas do planeta, consideradas de relevante valor ambiental e humano, o título de Reserva da Biosfera.

Além disso, para que um local (áreas protegidas, centros de pesquisa, núcleos de educação ambiental e outros) seja reconhecido como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, é necessário que ali se desenvolvam de forma permanente e exemplar pelo menos duas das três funções de uma Reserva da Biosfera (conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico).

Ainda conforme a RBMA, o título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA com validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado “mediante processo bastante rigoroso”. “A grande procura pelo título e por sua renovação atestam o grande sucesso deste Programa desde sua criação em 1993”, reforça a RBMA, no site.

Juntamente com a RPPN Duas Cachoeiras, receberam o mesmo título a Sede do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, em Ubatuba (SP), e a Estação Ambiental Mangue Pequeno/Fundação Brasil Cidadão, em Icapuí (CE).

Atualmente, a RBMA conta com 67 postos avançados, reconhecidos em 13 Estados. Juntamente com os Comitês e Subcomitês Estaduais e seus  projetos em campo, os postos avançados consolidam a implementação do programa MaB/Unesco em seu território. O agora intitulado Posto Avançado da RBMA RPPN Duas Cachoeiras vem, desde 1985, desenvolvendo trabalhos de conservação e restauração ecológica, atividades de pesquisa de flora, fauna e valoração de serviços ambientais.

Ali também está estabelecido, há cinco anos, o Jardim Botânico Araribá (JBA), que conta com vários projetos de restauração e conservação da flora da mata atlântica, especialmente a ameaçada de extinção. Ou seja, daqui a quatro anos, teremos aí novamente a RPPN Duas Cachoeiras como forte candidata a receber novamente a comenda. Na torcida!

 

Seu comentário é muito importante

Leave a Reply

Your email address will not be published.