Conservação Integrada de quatro espécies arbóreas ameaçadas em um dos ecossistemas mais degradados do planeta, a Mata Atlântica brasileira

Conservação Integrada de quatro espécies arbóreas ameaçadas em um dos ecossistemas mais degradados do planeta, a Mata Atlântica brasileira

Nos últimos três anos, o Jardim Botânico Araribá, localizado no Sudeste do Brasil, realizou a conservação integrada de 4 espécies de árvores nativas ameaçadas sob a égide da Campanha Global de Árvores em colaboração com a BGCI e apoiada pela Fundação Franklinia.

Este artigo foi coautoria de Noelia Alvarez, do BGCI, e Tânia Rabello, do Jardim Botânico Araribá

Originalmente postado em por Noélia Álvarez e Tania Rabello em GTC Global Trees Campaign

Quem acreditaria que a árvore que deu nome ao Brasil, o pau-brasil ou ‘Pau-Brasil’ ( Paubrasilia echinata ) está ameaçada de extinção em seu país de origem por causa da exploração desenfreada que começou há mais de 500 anos? Esta árvore endêmica da Mata Atlântica tem um cerne denso, vermelho alaranjado, que produz um corante vermelho usado para tingir madeira. A colheita excessiva desta espécie levou a um declínio dramático no número de árvores, de modo que agora o pau-brasil é listado como espécie ameaçada pela IUCN .

Viveiro de mudas de árvores ameaçadas prontas para plantar. Viveiro Ambiental Mudas parceiro do  Jardim Botânico Araribá

Para evitar a extinção dessa espécie arbórea icônica que simboliza o Brasil, o Jardim Botânico Araribá (JBA) , localizado na cidade de Amparo, São Paulo, firmou parceria com o BGCI para implementar ações de conservação integradas e ex situ , incluindo coleta de propágulos; propagação e desenvolvimento de propagação de boas práticas em jardins botânicos; e a geração de um estoque de mudas para plantio em coleções de conservação ex situ e populações de recuperação in situ na natureza.

Infelizmente, não só o ‘Pau-Brasil’ está ameaçado de extinção. O bioma onde esta árvore ocorre, a Mata Atlântica, é tão rico em biodiversidade quanto a Floresta Amazônica. Este hotspot de biodiversidade brasileiro é reconhecido como um dos ecossistemas mais degradados do planeta, restando apenas 7% da cobertura original.

Este projeto também inclui a ação integrada de conservação in e ex-situ de outras três espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, Cedrela fissilis , Zeyheria tuberculosa e Chloroleucon tortum . Todos eles foram intensamente explorados ao longo dos anos devido à qualidade da madeira.

 

Plantando e Protegendo Mudas

Antes da pandemia – Alunos voluntários participando de plantio de árvores em 2019. Crédito: Guaraci M. Diniz Jr / J B Araribá

O projeto plantou mais de 1.600 mudas das quatro espécies de árvores em nove áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no estado de São Paulo. De acordo com a legislação brasileira, essas áreas não podem ser desmatadas, mesmo que tenham sido vendidas para novos proprietários. Essas mudas servirão como futuras plantas-mãe para a coleta de sementes que poderão ser utilizadas na propagação das quatro espécies-alvo, conforme afirma o educador ambiental e fundador da JBA, Guaraci Diniz. “Daqui a cerca de 15 anos, vamos conseguir colher sementes dessas plantas para multiplicá-las”, estima Diniz, e acrescenta que cada uma dessas mudas pode ser localizada, no meio da floresta, por coordenadas GPS .

Outro componente importante do projeto é o desenvolvimento de protocolos de propagação para as quatro espécies. Isso inclui o melhor momento para a coleta de sementes, técnicas de germinação para quebrar a dormência, crescimento em e após os requisitos de cuidados.

Guaraci Diniz divulgando informações para grupo escolar local. Crédito: Guaraci M. Diniz Jr / Jardim Botânico Araribá

Essas informações valiosas serão compartilhadas com os interessados ​​na conservação dessas espécies para que possam replicar os esforços do projeto em outros lugares.

Vejam aqui estes protocolos – clique no link onde está o nome da espécie:  Cedrela fissilis , Zeyheria tuberculosa , Chloroleucon tortum e Paubrasilia echinata.

 

 

Cultivando a consciência ambiental para as comunidades locais

Uma das atividades do projeto que a pandemia do COVID 19 atrasou, mas que finalmente foi implementada, foi o alcance da comunidade local. Compartilhar a importância deste projeto e seus

Espetáculo de dança sobre árvores ameaçadas – Crédito – Guaraci Diniz Jr / Jardim Botânico Araribá

resultados é fundamental para o futuro de projetos como este. As oficinas combinaram dados científicos com performances lúdico pedagógicas, onde dança e música foram integradas aos eventos. Mais de 1.200 alunos das escolas de Amparo participaram dessas oficinas.

Diniz destaca a importância de as comunidades locais compreenderem os serviços ecossistêmicos prestados por suas florestas nativas, bem como a importância de terem um papel ativo como guardiões desse frágil habitat. Em particular, o projeto está ajudando a fornecer um dos recursos mais preciosos, a água. “A cidade de Amparo está localizada em uma importante área de nascentes de água, restaurar a paisagem degradada com espécies arbóreas nativas é apoiar o fornecimento de água potável para a população urbana”, afirma Diniz. “A parceria entre JBA, BCGI e Fondation Franklinia tem tudo a ver com a preservação das florestas e a prestação de serviços cruciais como a água”.

 

 

Veja dois vídeos desse trabalho incrível:

Nota: Este artigo foi coautoria de Noelia Alvarez, do BGCI, e Tânia Rabello, do Jardim Botânico Araribá

 

 

Seu comentário é muito importante

Leave a Reply

Your email address will not be published.