Araribá JB se integra a várias instituições, nacionais e internacionais, que  atuam para  a conservação ambiental

Araribá JB se integra a várias instituições, nacionais e internacionais, que  atuam para  a conservação ambiental

O ano passado foi profícuo neste sentido. Como fruto de uma das parcerias, está sendo instalada uma estação meteorológica que transmitirá dados ao vivo e online aos interessados

Por Tânia Rabello

Alianças e iniciativas para a conservação da biodiversidade florestal não faltaram em tempos de pandemia, a partir de 2020, para o Jardim Botânico Araribá (JBA) participar, juntamente com o Grupo de Ações e Estudos Ambientais (GAEA), seu gestor.

O JBA agora integra, por exemplo, do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, instituição que reúne mais de 200 instituições conservacionistas do Brasil para trabalhar pela restauração do bioma mais afetado do País, por meio de parcerias e outras iniciativas.

Além disso, em 2020 ingressou na Aliança Ibero-Americana de Jardins Botânicos contra as Mudanças Climáticas, que se reúnem periodicamente para troca de experiências e desenvolvimento de pesquisas, por meio das quais constatam as alterações cíclicas em diversas plantas em função das alterações climáticas, que atualmente estão mais intensas. Este grupo, aliás, tem estudado e desenvolvido um aplicativo para avaliação das mudanças climáticas nas espécies vegetais.

E mais: a RPPN Duas Cachoeiras, que preserva a mata nativa atlântica integrada com o JBA, no município de Amparo (SP), tornou-se membro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e também foi reconhecida com o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera” pelo programa “O Homem e a Biosfera” (The Man and the Biosphere – MaB, na sigla em inglês), da Unesco.

Tudo isso permitiu que o JBA fizesse vários contatos e firmasse importantes parcerias. A mais recente delas é a instalação de uma estação meteorológica no JBA, que vai transmitir, em tempo real, dados climáticos para todos os interessados – desde curiosos até pesquisadores e parceiros das iniciativas acima citadas, além de professores e alunos para estudos de educação ambiental. O link da estação meteorológica pode ser acessado aqui.

Ou seja, terminamos 2021 e estamos começando 2022 com o pé direito no sentido de preservar este bioma tão importante para o País.

 

     

 

   

 

 

Seu comentário é muito importante

Leave a Reply

Your email address will not be published.