“Diário” de Um Sítio – A Vida no Campo – 05 – Crianças aprendem sustentabilidade na prática.

“Diário” de Um Sítio – A Vida no Campo – 05 – Crianças aprendem sustentabilidade na prática.

Nasci em São Paulo, capital. Estudei em Rio Claro, Campinas e Itu. Trabalhei em várias outras cidades do interior de São Paulo e achava que, por ser paulistano da cidade grande, onde “tudo acontece”, também estava preparado para tudo. Mas quando cheguei aqui no Sítio Duas Cachoeiras, há 32 anos, logo comecei a perceber que haviam muitas, muitas coisas, que eu não sabia nem por onde começar. Levado pelos ventos da vida, que só Deus sabe explicar, fui aprendendo que o que estudei não estava conectado com a vida prática, e a prática da vida. E comecei a buscar novamente como inter-relacionar tudo o que me ensinaram na escola desde o primeiro ano.

E o mais importante! Não existe conhecimento e verdades fixos! Tudo está inter-relacionado… até o que você não sabe que está… pois isto esta relacionado com o nosso desconhecimento do Todo.

Hoje, apesar de todas as tarefas em que estamos envolvidos no dia a dia de um sítio orgânico, sempre reservamos um tempo para

receber alunos de 4 a 104 anos, que podem participar das tarefas  diárias de um ´sitio:  alimentar as ovelhas, tosquiar a lã, preparar o fio, fazer o composto orgânico e devolver aos solos do pomar e da horta este adubo natural, colher e se alimentar para completar o ciclo da vida. Os alunos vêm aqui e percebem que tudo está inter-relacionado.

Também conhecem nas trilhas de nossa reserva, a vida da floresta e a sua importância, o ciclo da água é vivenciado na prática durante o percurso até a cachoeira, passando pelas nascentes e erosões recuperadas, é a vida que brota!

Outras trilhas nos levam a ver de perto e descobrir a importância de todos as espécies de abelhas para a polinização e manutenção da vida vegetal e produção agroecológica de alimentos e plantas medicinais do Sitio Duas Cachoeiras.

Este ano todo, por exemplo, recebemos mais de 1500 alunos, de 5 a 16 anos, de mais de 13 Escolas Waldorf de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Poá, Embu das Artes, Holambra e região e também de escolas da rede particular e pública de ensino fundamental , médio e superior. Eles puderam realizar seus estudos em ciências, geografia, história, matemática, etc. de uma forma bem diferente do que na minha época. E com certeza uma forma inesquecível. Quem quiser conhecer mais sobre estes trabalho educacional pode ler mais aqui para visitas gerais e somente aqui para escolas, e assim programar sua vinda para a escolas dos seus filhos ou dos seus alunos!

 

  

Seu comentário é muito importante