JBA participa de encontro de Jardins Botânicos da América do Sul

JBA participa de encontro de Jardins Botânicos da América do Sul

  Evento, promovido pelo BGCI, ocorreu na Colômbia. Diálogos resultaram em parceria para troca de experiências em preservação da flora do continente

Por Tânia Rabello

 

Jardins Botânicos de vários países latino-americanos se reuniram entre os dias 2 e 6 de dezembro, na Colômbia, para apresentar suas experiências e projetos de conservação em diversos biomas do continente sul-americano, além de discutir temas de relevância global, como mudanças climáticas, restauração ecológica e inclusão social. O Jardim Botânico Araribá (JBA) participou como representante do Brasil do evento, cujo nome oficial é 1º Taller Regional de Jardines Botánicos de América del Sur, realizado na cidade de Ibagué, capital de Tolima, Colômbia.

O encontro foi uma iniciativa do Botanic Garden Conservation International (BGCI), entidade com sede em Londres, Inglaterra, e que reúne jardins botânicos do mundo todo, com apoio da Fundação Franklinia e do Global Tree Campaign e realizado em parceira com a Universidade de Tolima. Além do JBA, participaram jardins botânicos da Argentina, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador, da Guiana, do Paraguai, do Peru, do Suriname, do Uruguai, da Venezuela e, pela América Central, do México.

O diretor-geral do JBA, Guaraci Diniz, representou o Brasil no evento. “Foi muito importante para debatermos temas como a importância dos jardins botânicos e seu papel como parte da necessidade da sociedade em temas como restauração ecológica, inclusão social e arborização urbana, além da temida mudança climática. ”  Complementa que “foi muito enriquecedora a oportunidade de ouvir de todos os representantes dos países presentes, as experiências e projetos com conservação da diversidade da flora em seus diversos biomas, além de incluir iniciativas em novos papéis e desafios dos jardins botânicos como parte das necessidades da sociedade na América do Sul.”

Guaraci apresentou, uma reflexão sobre os Jardins Botânicos do Brasil, e as Ações em Rede para o Desafio da Restauração Ecológica, com base no trabalho de restauração ecológica que vem realizando na área do JBA, em Amparo (SP), ao longo dos últimos 35 anos, com reflorestamento e educação ambiental. Através de uma parceria do BGCI com o JB Araribá, o Jardim Botânico de Jundiaí (JBJ), município paulista, também pôde divulgar sua experiência, destacando a forma de manejo de suas coleções botânicas.

Parcerias entre todos os jardins botânicos participantes também foram discutidas, principalmente o compromisso de desenvolver um plano de ação para a formação de uma rede sustentável dos jardins botânicos do continente sul-americano, com apoio do BGCI, para que periodicamente compartilhem suas experiências em relação ao gerenciamento de coleções, bancos de dados e financiamento.

Guaraci relata que a reunião foi “a base para a criação de uma plataforma”, na qual serão estabelecidas alianças para apoiar e promover a conservação  da diversidade da flora da América do Sul.  “Também resultará em oportunidades para contribuir com a implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), em particular sua Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC), bem como para a Agenda Internacional para Jardins Botânicos em Conservação”, diz Guaraci.

Para o BGCI, que promoveu o encontro, os jardins botânicos da América do Sul devem ser reconhecidos, apoiados e aprimorados para garantir que alcancem seu potencial como guardiães da diversidade de plantas e do patrimônio ambiental da América do Sul.

Neste sentido, Guaraci, do JBA, confirmou a participação do Brasil na rede sul-americana, por intermédio da Sociedade Brasileira de Jardins Botânicos (SBJB), uma nova inciativa que reúne jardins botânicos do Brasil, com foco na educação ambiental, na  preservação, na conservação e na restauração ecológica. “A criação desta rede desenvolverá uma implementação aprimorada de ações concentradas para conservar a diversidade de plantas na América do Sul”, informa Guaraci.

 

 

Saber mais- Cooperação sempre gera frutos! Parcerias entre Jardins Botânicos se expande para a América do Sul.

 

 

 

Seu comentário é muito importante